sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Khadafi, segundo o PCP

Vem no Avante: “Ao fim de seis meses de insurreição, cinco dos quais apoiados por persistentes bombardeamentos da NATO, os contra-revolucionários tomaram a capital da Líbia.
Que a intervenção da Nato tem muito que se lhe diga, é indiscutível, tentativa de controlo ocidental da revolução norte-africana, depois da falência desse controlo na Tunísia e (relativamente) no Egito. Que os insurretos têm tido responsabilidades em muitas coisas noticiadas a raiar a barbaridade, também. Mas contra-revolucionários?!
Contra-revolucionários entendem-se por oposição a revolucionários, logo Khadafi. Khadafi revolucionário? As coisas rupestres (idiotamente machistas entre muitas outras coisas) do Livro verde? Lockerbie? O apoio pateta à FLA açoriana e à FLAMA madeirense? As contas no estrangeiro e o luxo asiático a receber convidados embasbacados? O tribalismo, o nepotismo, o seu “filho da espada”?
O PCP tem o seu maior calcanhar de Aquiles na sua política de relações internacionais interpartidárias e num aparelho que sempre foi dos mais sectários no partido. São ainda hoje os que fazem o estimável Bernardino Soares entender que a Coreia do Norte é uma verdadeira democracia, que faz a Festa do Avante convidar as FARC colombianas, que fazem com que o PCP nenhuma vez tenha dito, que eu saiba, que a China é o maior exemplo mundial do capitalismo selvagem e da exploração dos trabalhadores.

1 comentário:

  1. So posso dizer que é uma análise brilhante e muito lucida,mas obviamente para o PCP de um vendido ao capitalismo.
    Lamento por eles,pelos Povos, por nós!
    Antonio Serzedelo

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário. Os comentários de leitores não identificáveis não serão publicados.