sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Malefícios da net?

De vez em quando, há um tsunami na net que nos invade o computador. São dezenas de mensagens ou referências a uma mesma mensagem, amplificada porque parece bem, mesmo que sem confirmação da sua veracidade. Aconteceu hoje, mesmo em blogues ou facebooks sérios e rigorosos, com a “carta aberta aos povos europeus”, de Mikis Theodorakis. 
Talvez por dedicar algum tempo, com os meus alunos, a exercitar o rigor de crítica da informação, tenho algum cheiro para fraudes da net. Neste caso, cheirou-me mal. Toda a gente copiava o mesmo texto. Todos referiam a mesma origem. Ninguém referia o original, só o texto em português. O texto era truncado, pobrezinho, tosco. Pareceu-me claramente uma daquelas coisas típicas em que alguém se esconde atrás de um nome respeitável, como já houve textos célebres da “autoria” de Pessoa, Drummond, João Ubaldo, Mia Couto.
Da forma mais elementar nestas coisas, googlei. Sempre a mesma coisa, sempre a mesma origem. Passei para inglês, nome do MT, “letter”, mais algumas palavras chave do texto, passadas para inglês em várias versões, nada! Finalmente, fui ao sítio de MT. Nada!
Estou enganado? Admito sempre esta hipótese, mas peço que me mostrem que estou. Entrem nos comentários.

P. S. (7.11.2011) - Como se vê no comentário de hoje, de José Carlos dos Santos, estava enganado. Obrigado pela correção.

5 comentários:

  1. No blogue Alpendre da Lua já foi feita a advertência aos leitores sobre o oportuno alerta de João Vasconcelos Costa.

    ResponderEliminar
  2. http://www.spitha-kap.gr/el/articles/?nid=820

    Se grego não souber, recomendo que googleie 'Si les peuples d’Europe ne se lèvent pas, les banques ramèneront le fascisme'. Talvez não ande com o cheiro muito apurado... :)

    Permita-me que lhe diga que restringir as suas pesquisas ao império anglófono também não é coisa que recomende muito.

    ResponderEliminar
  3. No próprio sítio do visado:
    http://fr.mikis-theodorakis.net/index.php/article/articleprint/538/-1/99/

    ResponderEliminar
  4. No Alpendre da Lua, onde se publicou a carta de Mikis Théodorakis, um leitor também apresenta prova documental sobre a sua autenticidade.
    http://alpendredalua.blogspot.com/2011/11/carta-aberta-de-mikis-theodorakis-aos.html

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário. Os comentários de leitores não identificáveis não serão publicados.