segunda-feira, 23 de abril de 2012

Economia de alcoólicos


O presidente do banco central alemão, o Bundesbank, Jens Weidmann, comparou hoje os países endividados às pessoas que têm problemas com a bebida
Questionado sobre se o BCE (Banco Central Europeu) está disposto a aumentar a compra de dívida soberana para ajudar os Estados-membros do euro com problemas, Weidmann indicou que isso seria o mesmo que dar um último trago a um alcoólico, refere a agência Efe.
"É como um alcoólico dizer que a partir de amanhã vai estar sóbrio e a respeitar as regras, mas que esta noite precisa de beber", salientou o mesmo responsável, citado pela Reuters. "Não creio que seja bom dar uma garrafa a um alcoólico. Não servirá para o ajudar a resolver o seu problema", acrescentou.
Ao que chegou a indigência mental da “economia moral”! Será que há pessoas, gente honesta mas simples, que vêm a economia nos termos herdados do salazarismo, “pobrinhos mas honrados”, que ainda vão nisto?
É isto hoje a Europa da teorização política de Maquiavel, da filosofia das luzes, do socialismo, do racionalismo, da história dos grandes homens de Estado?
NOTA - E esta cara seráfica e em estado de graça não lembra os zombies fanáticos que vemos por aí como missionários mórmons?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Os comentários de leitores não identificáveis não serão publicados.