segunda-feira, 4 de abril de 2011

Para a esquerda, uma porta aberta ou não?

Para gente de esquerda que é muito mais gente do que os meros militantes dos dois partidos PCP e BE (vá lá, aceitemos também o PEV…), a notícia de hoje sobre o seu próximo encontro não é nada, se pensarmos em como estamos “escaldados” com o seu enquistamento, o seu passado, os seus tiques, os seus vícios sectários - mesmo que já muito atenuados.  
Mas, pelas mesmas razões, se agora pensarmos em como afinal se pode dar facilmente um passo para as ultrapassar, a notícia é muito. Os analistas de serviço dirão asneira, como já hoje ouvi: “os comunistas e os bloquistas são tão antagónicos que qualquer entendimento tira votos a ambos”. Asneira. Comunistas e bloquistas quê? Militantes? Eleitores, dez vezes mais? E quantas vezes mais serão os eleitores de esquerda que se têm abstido, votado em branco (como eu), até engolindo o sapo de votar PS, que, com este sinal de esperança não se sentirão motivados a reforçarem o sinal? Mais, até genuínos eleitores PS.
O que já hoje ouvi de dirigentes do BE e do PCP, com a “sensibilidade” para os entender que me vem de anos de traquejo da sua linguagem, já me daria motivos interessantes de conversa, mas vou esperar pelo encontro formal, sexta-feira.
A blogosfera de esquerda vai-se animar nos próximos dias. Levam a mal que também queiramos ter uma palavra a dizer, quando quase diariamente nos damos ao manifesto, sem qualquer proveito que não seja o da consciência política e o velho protesto “merda, sou lúcido”? Assim como todos os que, ingenuamente na maioria dos casos, mas sempre com boa intenção e vontade de participar no debate democrático, estão a pôr por escrito no 12/3 do Facebook as variadas razões pelas quais saíram à rua no 12 de março.
É que se qualquer entendimento entre PCP e BE não tiver em conta, com humildade democrática - mas isto quer dizer, principalmente, inteligência política - todo esse contributo, não se vai longe. No quadro estritamente partidário, degradado, mesmo que se pense só na sua ala esquerda, “assim não se vai lá!”. É claro que ainda não será desta que se vai para o “governo patriótico e de esquerda” de que hoje falava Bernardino Soares. Mas se este entendimento beneficiar ambos os partidos digamos que em 20% de votação - não me parece irrealista, nesta situação de crise, revolta, descrença no respeitável “arco governativo” de Dupont e Dupond - são 21% dos votos, 39-40 deputados (benefício do método de Hondt, que ainda seria maior em caso de coligação pré-eleitoral) significando 17% da composição da Assembleia. Hoje são 31.
Pela minha parte, vou pôr claro o que são as minhas exigências para me sentir atraído a votar numa “aliança” (? Vamos ver) de esquerda, ou melhor, num dos partidos, porque não é viável que haja uma coligação pré-eleitoral. E eu com tanto que fazer… Ou então, mais eficazmente, porque não uma ação urgente dos blogues de esquerda (e estou a incluir os “periféricos” do PS) para um meta-blogue de que resulte uma posição de desafio a resposta programática clara dos partidos de esquerda?

Nota - Lembram-se do programa comum de esquerda, Mitterrand-Marchais, e de como que ele foi mobilizador?

3 comentários:

  1. Tens toda a razão. Aqui há cerca de uma semana ou talvez mais, num post que escrevi, disse que iria fazer um apelo.
    Depois refreei-me, não pelo que a concretização do dito apelo pudesse representar, mas por me parecer pretensioso fazê-lo.
    Agora que os intervenientes desse apelo ou parte dele - sim, parte dele, porque além do PCP, do BE e do PEV, há a esquerda independente, com voto pouco concentrado para não dizer disperso, cuja participação em qualquer acordo seria sempre fundamental - já estão em vias de conversar, temos de convir que esta é uma ocasião única para que um entendimento - eu preferiria chamar-lhe uma coligação pré-eleiotoral - pudesse ter êxito. Um entendimento em torno de propostas concretas e não de princípios.
    Perder esta oportunidade seria desperdiçar uma ocasião única
    CP

    ResponderEliminar
  2. Vim aqui parar em cliques sucessivos, depois de ter procurado a definição de "confitado" em toda a Net e vindo parar ao "Gosto de Bem Comer".Gostei muito e vou voltar. E obrigada pela ajuda que me deu na minha pesquisa!

    ResponderEliminar
  3. Caro João Vasconcelos Costa
    Vim aqui parar pelo "Puxa Palavra".
    Não conhecia os seu "Mosleskine" mas pelo que vi, gostei e se me permite vou ficar na sua lista de seguidores.
    Cumprimentos
    Rodrigo

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário. Os comentários de leitores não identificáveis não serão publicados.