quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Política a baixo nível

Vital Moreira, no causa nossa, comenta a proposta de Lacão de redução do número de deputados. Critica porquê? Pelo que ela significa, pela redução da proporcionalidade, pelo reforço do centrão com prejuízo das margens, até por ser proposta à revelia do grupo parlamentar do PS, que acabou por desautorizar o ministro? Nada disto. Critica porque é mau negócio do PS, em relação ao PSD. "Vale uma troca bem mais valiosa do que a sugerida pelo dirigente socialista". Quer dizer: se a troca fosse mais valiosa, VM não objetaria.

Vital Moreira, nos últimos anos, tem sido o principal inimigo de si próprio, da sua reputação intelectual. Mas não esperava vê-lo descer ao nível da política de merceeiro (sem ofensa para os mui dignos merceeiros).

P. S. Mas será que o grupo parlamentar do PS, por detrás da redondeza de Assis e da sua declaração, está muito preocupado com a tal questão crucial da garantia da proporcionalidade e da representação das minorias? Ou não será pressão dos "back benchers" ignotos que também perderiam os seus lugares?

1 comentário:

  1. Quando um partido "socialista" é o campeão do liberalismo (leia-se capitalismo selvagem); quando um partido "socialista" se demite de tutelar as áreas estratégicas da economia de um país, é evidente que governa para si e para os seus amigos.
    Neste caso, em que com o número "180" até nem se afetavam as franjas minoritárias e garantia-se representatividade (seja lá isso o que for) das populações votantes, Assis, Vital e o resto do apparatchik rosa, claro que estão a gemer pelos seus queridos tachos parlamentares que até nem são assim tão maus...
    Mas isso é apenas o que seria de esperar num partido de boys, fundações e institutos, veja-se o belíssimo trabalho do DN há duas semanas.
    Nisto tudo há um único mistério: o que quer Lacão, que sempre tem sido um boy do aparelho e fidelíssima correia de transmissão?

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário. Os comentários de leitores não identificáveis não serão publicados.