segunda-feira, 10 de junho de 2013

É preciso ser mentiroso para ser político?

Em comunicação a empresários japoneses, o presidente francês, François Hollande, afirmou em Tóquio que “O que vocês têm que compreender, aqui no Japão, é que a crise na Europa acabou”. Segundo o Público, Hollande, para sustentar a afirmação, acentuou que a Europa tem, agora, todos os instrumentos de estabilidade e de solidariedade. E lembrou, a este nível, que “há melhorias na governação económica, avanços na união bancária e novas regras em matéria orçamental que permitem uma melhor coordenação e novas formas de convergência”.

Quem tem o direito de duvidar do que disse Hollande? “Yet Brutus says (…), and Brutus is an honorable man”. Hollande disse isso e Hollande é um homem honrado. Mas também a Comissão europeia disse coisas e a Comissão europeia é uma entidade honrada. 

O que disse a Comissão europeia, na sua recente estimativa para 2012 e previsão para 2013? Queda do PIB em todos os países exceto a Alemanha e, nesta, apenas um ligeiro aumento de 0,1%. Mesmo a estimativa para os ricos Finlândia e Holanda é, respetivamente, de queda de 0,1% e 0,9% do PIB. Em 2013, dos maiores europeus, descerão os PIB da Holanda, da Itália e da Espanha em 0,6%, 1% e 1,4%, respetivamente. De Portugal, diga o que disser Gaspar (e “Gaspar is an honorable man?”), nem falar: recessão de 3,2% em 2012 e previsão de 2,3% em 2013, com o desemprego a atingir em 2013 os 17,3% da população activa.

E o que se passa na própria França? Queda do PIB em dois trimestres seguidos, donde, tecnicamente, recessão; desemprego recorde de 10,8%; perda de poder de compra dos franceses em 2012 de 0,9%; queda de 0,4% do consumo das famílias.

Além de tudo isto, toda a zona euro já vai com um nível recorde de desemprego, com quase 20 milhões de pessoas sem trabalho, e o PIB já vai no seu sexto trimestre consecutivo de recuo. Mas nada disto é crise, porque a crise já acabou, como bem sabe e diz o meu vizinho desempregado. “And my neighbor is an honorable man”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Os comentários de leitores não identificáveis não serão publicados.